Como deixar seus equipamentos eletrônicos seguros contra raios




Como deixar seus equipamentos eletrônicos seguros contra raios


Por estarem ligados à rede elétrica, os equipamentos eletrônicos estão suscetíveis a picos de tensão, seja de ordem física ou natural, neste caso, descargas elétricas, mais conhecidas como raios.


Quando um raio atinge um local próximo a uma rede elétrica, ele descarrega uma grande quantidade de eletricidade, que percorre fiações até o momento de encontrar um aterramento.


É aí que ele pode destruir a fiação e aparelhos eletrônicos que estiverem plugados na tomada. A baixa ou falta de energia não danifica os equipamentos; isso pode ocorrer no retorno da eletricidade, quando ela normalmente possui uma voltagem maior.



Dado o contexto, como proteger os equipamentos eletrônicos em caso de descargas elétricas?


Ter uma instalação elétrica adequada é o primeiro passo para evitar que os aparelhos sejam danificados. Qualquer defeito ou má instalação os torna mais vulneráveis a ocorrências de descargas atmosféricas. Contrate um bom eletricista e certifique-se de que ele utilize materiais certificados e realize a instalação e a manutenção de maneira correta.


O ideal é que cada aparelho seja conectado a uma tomada individual, sem o uso de réguas ou adaptadores do tipo benjamim. A sobrecarga de equipamentos ligados a uma única fonte pode ser prejudicial em caso de queda de raios.


Realizar o aterramento da fiação elétrica da sua residência ou empresa é fundamental para a proteção dos seus aparelhos eletrônicos. Atualmente, no Brasil, esse procedimento é obrigatório.


No aterramento, é instalado um cabo de cobre no solo, de maneira que ele possa descarregar as tensões atmosféricas e estáticas, facilitando e otimizando o funcionamento de outros dispositivos de proteção, como disjuntores. Esse processo pode ser aliado à instalação de um DPS, equipamento que protege a rede elétrica contra raios e variações de tensão.


Existem, ainda, equipamentos que são comprovadamente resistentes à descarga atmosférica, como por exemplo, os videoporteiros Intelbras. Nesse caso, os aparelhos contam com proteção contra transientes atmosféricos que tem como base os sistemas usados em centrais telefônicas (PABX) desenvolvidos e aprimorados por nós.



Esse sistema de proteção baseia-se em protetores passivos e ativos, utilizando desde centelhadores a gás até os protetores à base de silício (TVS).



A eficácia dessa tecnologia de proteção é comprovada pelos resultados obtidos nos testes em laboratórios, tanto os credenciados pelos órgãos de homologação como a ANATEL, quanto pelos testes em nossos laboratórios internos




GUGU Telecom.

#GUGUTELECOM
#CABEAMENTOESTRUTURADO
#MANUTENÇÃOEINSTALAÇÃODEPABX
#INSTALAÇÃOEMANUTENÇÃODECIRCUITOSDETVDIGITAL
#CFTVEMONITORAMENTODECENTRAISDEPORTARIAS
#INSTALAÇÃOEMANUTENÇÃODEANTENASPARABÓLICAS
#TELECOMUNICAÇÕES


Central de Atendimento – (11) 2092.7882


Acesse nosso site para saber mais - http://gugutelecom.com.br


0 comentários: