Saiba como dividir o sinal para mais pontos de TV.



Saiba como dividir o sinal para mais pontos de TV.


Vamos passar um pouco mais sobre instalação de antenas.
Para quantas TVs podemos dividir o sinal da antena, descobrir como calcular as perdas de sinal na nossa instalação e saber mais sobre o equipamento que devemos usar para esse fim, que é o divisor de sinal.






Para quantas TVs posso dividir o sinal da minha antena?
Essa é uma dúvida muito comum de quem vai instalar ou comprar uma nova antena. Muita gente acredite que a divisão do sinal tem relação direta com a antena.
Na verdade, esse pensamento até tem um pouco de sentido, mas o elemento mais importante para dividirmos o sinal é, de fato, o próprio sinal que chega na residência.
Acontece que a antena não limita a quantidade de pontos ou TVs que podem ser ligados nela, ou seja, pela antena você poderia subdividir o sinal infinitamente que não teria problemas.
O limitador de divisão é o sinal que chega no local de instalação da sua antena, pois quanto mais o sinal for dividido, mais ele será atenuado (diminuído) no final de cada ponto.
Logo, se o sinal inicial que é captado pela antena não é forte o suficiente para passar por esse processo de subdivisão, isso vai acarretar problemas na imagem da sua TV.
Em um exemplo prático, vamos supor que sua TV tenha uma relação imagem/sinal assim:
Para imagem boa: sinal de 90 ate 100 dB
Para imagem ruim: sinal de 70 ate 79 dB
Então, na sua antena que tem ganho de 12 dB chega um sinal de 80 dB e  você opta pela instalação através de 10 metros de cabo com uma atenuação total de 2 dB. Ao término da instalação, para uma só TV teríamos  12 + 80 – 2 = 90 dB. O resultado seria equivalente a uma boa imagem.
Vamos à mesma situação, mas dividindo esse sinal para 4 TVs. Todos os valores são os mesmos. No entanto, usando um divisor de 1 entrada e 4 saídas temos uma atenuação de 6,5 dB.
A conta ficaria assim: 12 + 80 – 2 – 6,5 = 83,5 dB. Portanto, o resultado estaria bem próximo da geração de uma imagem ruim, provavelmente, repleta de interferências representadas pela presença dos incômodos “chuviscos”.
Agora, caso estivermos em um local onde o sinal captado pela antena é mais forte, chegando a 95 dB, por exemplo, mesmo dividindo o sinal para as mesmas 4 TVs teríamos no final do cabo um sinal de 98,5 dB e a imagem teria uma boa qualidade.
Percebemos também que um divisor para 4 TVs perde mais de 50% do sinal da nossa antena, que tem ganho de 12 dB.
Fica óbvio que, em uma situação de sinal baixo, quanto melhor a antena, melhor o sinal.
Agora que você entendeu que a antena não limita a divisão de sinal e como é feita a conta quantitativa do sinal que se perde durante a instalação vou mostrar o divisor, como ele funciona e a atenuação de cada modelo.
Podemos ver que quanto mais saídas, mais intensa é a atenuação do sinal. Desse modo, um divisor de sinal para 2 TVs possui uma perda inferior de qualidade se comparado a outro que divida o sinal em 4, por exemplo.
Encontramos em muitas instalações a colocação de divisores para quatro saídas e somente duas sendo realmente usadas.
Além das saídas abertas formarem uma porta de entrada para ruídos e interferências, o sinal está sendo mais atenuado do que o necessário.
O funcionamento é super simples.
No local identificado como entrada conectamos o cabo que vem da antena, enquanto que nas saídas são conectados os cabos que vão para os televisores.
Se o leitor for comprar outra marca de divisor, observe se a marca escolhida tem atenuação muito superior ao indicado.

Outros dois detalhes técnicos são igualmente importantes: repare se a frequência de trabalho vai de 50 Mhz até 1000 Mhz e se o equipamento é blindado.

Caso não atenda a essas duas especificações, não compre, pois vai trazer problemas para sua instalação.
Lembrando sempre que nosso foco é a recepção de sinal aberto terrestre, ou seja, nada aqui vale para sistemas via satélite como parabólica ou Sky.


GUGU Telecom.

#INSTALAÇÃOEMANUTENÇÃODEANTENASPARABÓLICAS
#TELECOMUNICAÇÕES

Central de Atendimento – (11) 2092.7882

Acesse nosso site para saber mais - 
http://gugutelecom.com.br

0 comentários: