Que
benefícios os telefones IP podem oferecer ás empresas?
A tecnologia IP vêm conquistando
cada vez mais espaço entre diversos segmentos empresariais, sendo uma opção
importante para diminuir os gastos com a conta telefônica, já que usam a rede
de internet já existente como meio de transmissão da voz.
Em um outro artigo aqui do nosso
blog, falamos sobre como as empresas podem usar de forma eficiente a telefonia
IP (telefone + internet) para fazer chamadas nacionais e
internacionais com mais qualidade e custo reduzido, especialmente se forem
utilizados aparelhos de telefone IP.
Nesse artigo, vamos apresentar as
características dos aparelhos de telefone IP, os tipos mais adequados para cada
área da empresa e algumas das vantagens que podem oferecer.
Telefones IP: entendendo seu
funcionamento
Para deixar o entendimento mais
claro, vamos rapidamente relembrar o funcionamento dos telefones IP. Eles são
aparelhos específicos que se conectam diretamente à rede de computadores
recebendo voz e dados. Parecem com os telefones comuns, mas já são fabricados
especificamente para utilizar conectados a redes de internet.
A principal diferença entre os
aparelhos de telefones IP e os convencionais é a forma como a transmissão de
voz é realizada. Enquanto o padrão tradicional utiliza a Rede Pública de
Telefonia Comutada (RPTC) e precisa de uma operadora de telefonia para oferecer
o serviço, a tecnologia IP emite e recebe os dados via internet. Por isso, é
capaz de oferecer diversas vantagens às empresas, independentemente de seu
porte.
·
Redução de
custos – os custos são muito
menores do que as ligações feitas com aparelhos em RPTC, pois o que será
consumido é o pacote de dados contratado junto à operadora de telefonia IP; e
em ligações que não envolvam uma linha telefônica convencional não haverá custos;
·
Aproveitamento
de infraestrutura – por utilizar a mesma
estrutura de cabeamento da internet, as empresas economizam nos projetos e
instalações de telefonia;
·
Qualidade
nas chamadas – os telefones IP operam
com voz em alta definição, proporcionando conversas mais claras do que as
feitas pelo telefone comum;
·
Mobilidade e
facilidade de uso – todas as configurações do
ramal ficam no próprio aparelho de telefone IP, ou seja, ao trocar de posição
ou de mesa o funcionário pode levar o equipamento sem que seja necessário fazer
ajustes na central telefônica.
Escolha um aparelho de telefone
IP para cada caso de uso na empresa
Além das vantagens gerais que
citamos acima, é possível escolher um aparelho de telefone IP para cada caso de
uso na empresa, de acordo com as funcionalidades oferecidas por cada
equipamento.
Por exemplo, colaboradores podem
utilizar uma versão diferente do que a usada pelos atendentes, que também tem
um aparelho com funções específicas e diferenciadas em relação aos gestores e
diretores.
Colaboradores
Para este público, o recomendado
são aparelhos de telefone IP (TIP 120, TIP 125 e TIP 235G) mais simples,
com funções básicas para atender chamadas, utilizar o Viva-voz ou o headset,
identificar chamadas e visualizar o histórico de ligações. É como um
equipamento convencional, com algumas funcionalidades a mais.
Secretaria e atendentes
Como estes profissionais realizam
atividades específicas, o indicado é escolher um modelo de aparelho mais
robusto (TIP 425 e TIP 435G). Eles também
oferecem três formas de atendimento (viva-voz, headset e monofone), mas possuem
um display maior e suportam mais contas VoIP cadastradas em um único aparelho.
Ainda contam com teclas de acesso
rápido programáveis, funções dedicadas como Captura, Flash, Mute e Rediscagem,
e facilitam a visualização do status, a captura de chamadas e o acesso aos
ramais, sinalizando os que estão sendo monitorados através de um módulo de
teclas adicional.
Diretoria e gerência
Além de oferecer todas as
funcionalidades dos modelos ‘mais simples’, os aparelhos de telefone IP
destinados à gestores e diretores devem contemplar mais aplicações. Um exemplo
são os modelos (TIP 638V) que contam com câmera e display colorido touch
screen, que permitem ao usuário realizar chamadas de vídeo com qualidade,
ampliando as formas de comunicação, ou os que possuem navegadores para acessar
páginas e sites.
GUGU Telecom.
#GUGUTELECOM
#CABEAMENTOESTRUTURADO
#MANUTENÇÃOEINSTALAÇÃODEPABX
#INSTALAÇÃOEMANUTENÇÃODECIRCUITOSDETVDIGITAL
#CFTVEMONITORAMENTODECENTRAISDEPORTARIAS
#INSTALAÇÃOEMANUTENÇÃODEANTENASPARABÓLICAS
#TELECOMUNICAÇÕES
#CABEAMENTOESTRUTURADO
#MANUTENÇÃOEINSTALAÇÃODEPABX
#INSTALAÇÃOEMANUTENÇÃODECIRCUITOSDETVDIGITAL
#CFTVEMONITORAMENTODECENTRAISDEPORTARIAS
#INSTALAÇÃOEMANUTENÇÃODEANTENASPARABÓLICAS
#TELECOMUNICAÇÕES
Central de
Atendimento – (11) 2092.7882
0 comentários: