Ao converter o sinal de UHF para VHF para reduzir os custos, quais são as consequências para os moradores?




Ao converter o sinal de UHF para VHF para reduzir os custos, quais são as consequências para os moradores?

 

- Não conseguem assistir a todos os canais abertos digitais;

- Não recebem o sinal da TV Digital em alta definição;

- A possibilidade de queda do sinal de televisão é alta pois o conversor de UHF para VHF pode queimar em caso de um pico de energia ou um raio;

- O custo de manutenção é alto pois este sistema apresenta mais problemas.

O sinal em UHF da TV Digital Aberta que vem da antena UHF coletiva deve chegar à tomada de TV (ponto de antena na residência) do usuário. Ele não deve ser convertido no painel da antena coletiva. Ou seja, o sinal que chega em UHF só deve ser equalizado e amplificado para distribuição aos condôminos. Se for feita a conversão de canal (de UHF para VHF), o usuário que adquirir o televisor digital não conseguirá ver as imagens em HDTV (Alta Definição) e futuramente, quando somente houver canais digitais, o condomínio obrigatoriamente terá de adequar a instalação da antena coletiva, se quiser receber todos os canais digitais.


Visando orientar o condomínio, na troca ou adaptação do sistema, mostramos a seguir algumas informações sobre a antena coletiva

Antena Coletiva

Um sistema de antena coletiva é constituído, por três partes:

• Captação
• Processamento de sinais
• Distribuição

Vamos, então, descrever as consequências da implantação da TV digital em cada parte do sistema de antena coletiva:






1 - Captação

A captação é a parte do sistema constituído pelas antenas. Em cidades como São Paulo, onde as torres de transmissão estão instaladas em locais separados, é necessária a instalação de uma antena para cada canal, fazendo com que as fábricas de antenas forneçam antenas mono canal para facilitar a equalização do sistema.

Os sinais captados pelas antenas são enviados para o painel de processamento de sinais através de cabo coaxial apropriado.





No caso da TV Digital Aberta, é preciso que os condomínios iniciem o processo de substituição do sistema analógico para o digital. Como já informado anteriormente, os sinais da TV digital serão na faixa de UHF, o que implica na substituição de antenas de VHF pelas de UHF.


2 - Processamento de sinais

O painel de processamento de sinal deve ser instalado em local fechado, livre de interferências e umidade. A casa do elevador não é um local indicado pelo fato de ter motores que geram interferências.

Neste painel chegam os cabos das antenas e aí estão os misturadores, amplificadores e filtros, cuja função é receber, combinar, equalizar e amplificar os sinais recebidos, preparando-os para a distribuição.


Para a execução deste trabalho é preciso que o técnico de instalação tenha instrumento adequado para realizar a calibração e ajuste do sistema.


Com a entrada da TV digital é conveniente que seja instalado um painel de processamento de sinal em paralelo com o painel do sistema analógico. É importante lembrar que durante o período de transição, os canais de VHF ainda estarão no ar e deverão ser mantidos até a data prevista pelo governo brasileiro para cada cidade.

Os sinais de TV processados e equalizados são encaminhados à saída desses dois painéis (analógico e digital), que devem ser acoplados para serem distribuídos via sistema de distribuição com cabo coaxial.






3 - O sistema de distribuição de sinais

O sistema de distribuição de sinais é constituído de cabo coaxial e de tomadas instaladas nos apartamentos. Normalmente, a distribuição de sinais de antena coletiva e CATV em prédios de apartamentos é composta de uma ou mais prumadas, por onde passam os cabos (linhas de descida de sinal), dos quais se extrai uma fração do sinal para fornecer ao usuário. Os componentes normalmente utilizados para fazer esta distribuição são as tomadas blindadas e divisores. Aí está o grande problema de adaptação do sistema de TV analógica para o sistema de TV digital. 

Na maioria dos sistemas, o cabo coaxial instalado nas prumadas foi fabricado para passar apenas sinais de VHF (canais 2 a 13) e, consequentemente, as tomadas de TV instaladas nos apartamentos também foram fabricadas para passar somente os canais de VHF (canais 2 a 13). 

Portanto, os canais de UHF (14 a 69) são bloqueados, motivo pelo qual o instalador faz a conversão dos canais UHF (14 a 69) analógicos para canais VHF (2 a 13). Dessa forma, os antenistas distribuem os canais de UHF nos condomínios sem precisar trocar o sistema de distribuição. A consequência desse procedimento é que os moradores não poderão assistir a todos os canais da TV Digital Aberta a que têm direito.



Porém, com a TV Digital Aberta será necessário fazer o canal de UHF (14 a 69) chegar até o apartamento onde está o receptor de TV digital. Portanto, para os condomínios, cujos cabos e tomadas não foram trocados para receber o UHF, será necessária a substituição de todo o sistema de distribuição. Pelos cabos e tomadas substituídas deverão passar os sinais de VHF (2 a 13) e UHF (14 a 69). Mais uma vez é importante lembrar que, durante o período de transição, os canais de VHF ainda estarão no ar e deverão ser mantidos até a data prevista pelo governo brasileiro para cada cidade.






GUGU Telecom

#INSTALAÇÃOEMANUTENÇÃODEANTENASPARABÓLICAS
#TELECOMUNICAÇÕES

Central de Atendimento – (11) 2092.7882

Acesse nosso site para saber mais - 
http://gugutelecom.com.br

0 comentários: