Tudo sobre Cabeamento Estruturado.




Tudo sobre Cabeamento Estruturado.

 




Se você é proprietário ou responsável por uma empresa com sistemas e redes internas, já deve ter tido algum problema em relação a cabos e instalações. E com certeza já ouviu falar sobre o cabeamento estruturado.

Mas quando se considera mudar estruturas internas em uma empresa é preciso pesquisar bem e saber exatamente quais as vantagens e desvantagens da nova implantação.




O que é o cabeamento estruturado?


É a disposição organizada de conectores e meios de transmissão de redes de dado e voz, internet, redes internas e telefonia.

Esse mecanismo de organização surgiu na década de 1980, e nos anos de 1990, progrediu imensamente, a ponto de ser necessário adotar a criação de normas, para que os procedimentos, cabos e conectores fossem padronizados.

O sistema de cabeamento permite a transmissão de qualquer tipo de sinal elétrico que envolva dados, telefonia, áudio, vídeo, segurança e controles ambientais. Podendo ser convencional ou não, de baixa ou alta intensidade, não importando o fornecedor ou produto escolhido.

O cabeamento estruturado é um sistema composto por subsistemas, e cada um possui suas próprias especificações de instalação e desempenho.

Seu projeto deve promover a conexão destes sistemas, ao mesmo tempo em que deve ser flexível, permitindo mudanças e alterações ágeis com controle e sem a perda de qualidade. Isto significa que todas as alterações precisam ser possíveis, sempre seguindo padrão de documentação, identificação e flexibilidade.

O principal papel é descomplicar procedimentos administrativos, de manutenção e resolução de problemas internos e externos de rede.

Quando as instalações são realizadas de maneira correta e em acordo com as especificações necessárias,duram pelo menos 10 anos. Além disso, a confiabilidade da rede melhora muito com a implantação do cabeamento estruturado.





Características


As principais características de um sistema de cabeamento estruturado consistem em um conjunto de peças de conectividade, que dentro das regras específicas da engenharia permitem:

·   Uma arquitetura aberta;
·   Meios de transmissão e disposição físicas padronizados;
·   Enquadramento em padrões internacionais;
·   Projeto e instalação totalmente sistematizados;
·   Fácil controle e administração do sistema de cabeamento.

Por ser um sistema que integra vários meios de transmissão, os produtos utilizados devem assegurar aconectividade máxima entre os dispositivos existentes, e estar prontos para as infraestruturas e para as novas ferramentas tecnológicas.


Conheça os subsistemas do cabeamento estruturado


O cabeamento estruturado é dividido em seis subsistemas e cada um possui suas próprias especificações de instalação e desempenho. Saiba mais sobre eles:

·   Cabeamento Horizontal (HC – Horizontal Cabling): subsistema responsável pelas conexões da sala de telecomunicações (TR), até a área de trabalho (WA).
Em outras palavras, ele distribuirá o cabeamento entre as áreas de trabalho dentro de das salas do mesmo andar/pavimento.


·   Cabeamento Backbone (BC – Backbone Cabling): realiza a interligação entre as TR, as salas de equipamentos e os pontos de entrada (EF).
Ele é constituído pelos cabos de backbone e cross-connections intermediário e principal, cabos de conexão, conexão entre pavimentos e cabos entre prédios (campus backbone).
Simplificando, ele interliga os andares/pavimentos de uma edificação.
·   Área de Trabalho (WA – Work Area): espaço físico onde o usuário trabalha com os equipamentos de comunicação. Constituído por computadores, telefones, etc., cabos de ligação e eventuais adaptadores. São as conhecidas estações de trabalho.


·   Sala de Telecomunicações (TR – Telecommunications Room): espaço destinado para a acomodação de equipamentos, terminações e manobras de cabos. Esse é o ponto de conexão entre o backbone e o cabeamento horizontal.
Os cross-connects são alojados nos (TR), podendo ou não possuir elementos ativos. Em um ambiente corporativo maior, são usualmente salas em cada andar/pavimento para acomodar os racks com os equipamentos.
Em empresas menores, podem ser apenas racks menores, acomodados em armário, prateleira ou fixados na parede dos andares/pavimentos. 
·   Sala de Equipamentos (ER – Equipment Room): espaço onde são colocados os principais equipamentos ativos da rede, como PABX, servidores, switches, hubs, roteadores, etc.
Nesta área costuma-se instalar o principal painel de manobras ou main cross-connect, composto de patch panels, blocos 110 ou distribuidores ópticos. Normalmente a sala onde ficam os equipamentos principais da rede.
É comum que dividam espaço no CPD e fiquem próximos aos racks de servidores e outros dispositivos principais de TI, mas podem ter sala exclusiva dependendo do tamanho da empresa. 
·   Entrada do Edifício (EF – Entrance Facility): ponto onde é realizada a ligação entre o cabeamento externo e a entrada no edifício dos serviços disponibilizados. São as caixas onde chegam os links, linhas e outros serviços oferecidos pelas empresas de comunicação.





Por que usar o cabeamento estruturado?


Uma empresa que almeja o sucesso profissional dentro do seu segmento, precisa contar com um excelente trabalho em equipe e flexibilidade.

As organizações, independente do porte, sofrem constantes mudanças, que invariavelmente contam com a reorganização ou movimentação de pessoas, juntamente com seus espaços de trabalho e serviços.

O sistema de cabeamento estruturado foi criado para acomodar tais mudanças frequentes, alterações e acréscimos, de uma forma eficaz, segura e resistente. Ele é a base de uma rede moderna de informações.

Em uma possível reestruturação empresarial, o sistema de cabeamento estruturado evita a perda de tempo com alterações e manutenções. Além de possuir um imenso ciclo de vida, ele ainda previne congestionamentos de dados que podem diminuir seriamente a performance da rede de sua empresa.

É preciso possuir uma moderna tecnologia de informação para se manter competitivo dentro do cenário empresarial atual.

A capacidade de possuir uma rede de transmissão de dados interna e externa eficiente e rápida pode lhe manter com a vantagem no meio corporativo.

É importante que uma rede corporativa suporte aplicações de voz, vídeo, dados e multimídias. Para que sua capacidade de crescimento tecnológico seja ampliada, é preciso que ela possua um sistema de cabeamento estruturado confiável e de fácil gerenciamento.


Vantagens de possuir um sistema de cabeamento estruturado


As vantagens de possuir um sistema de cabeamento estruturado em uma empresa são muitas!  Vale listá-las para ficar claro como esse investimento é importante:

·   Redução de custos com novas instalações;
·   Facilidade de mudanças de ramais telefônicos e portas de dados, e do acréscimo de novos pontos;
·   Manutenção mais rápida e segura;
·   Alta durabilidade, o sistema é feito para durar aproximadamente 10 anos;
·   Prevenção de possíveis curtos e panes de sistema;
·   Livre circulação de dados, não existem congestionamentos de rede;
·   Fácil administração e gerenciamento do sistema;
·   Isolamento de sistemas com defeito, sem interferência nos demais;
·   Transferência de dados em diversos formatos, voz, imagem, som etc.;
·   Suporte a novas tecnologias e muito mais.




Como implantar um sistema de cabeamento estruturado de qualidade?


Para que você tenha um sistema de cabeamento estruturado de real qualidade e eficiência, é preciso que você encontre uma empresa especializada na implementação dele.

Além de uma excelente mão de obra para o planejamento e a implantação do sistema, é preciso que ele seja feito com materiais de primeira linha, e dentro de todas as normas e regulamentações necessárias.

Só assim você garantirá à sua empresa todos os requisitos e benefícios que esse sistema tem a oferecer, assegurando uma performance segura, confiável e ágil na transmissão de dados, voz, imagem e o que mais for necessário.

Isso proporcionará uma ampla flexibilidade física, para as mudanças internas de pessoal, e tecnológicas, alterações de layout e de evoluções digitais futuras.





GUGU Telecom

#INSTALAÇÃOEMANUTENÇÃODEANTENASPARABÓLICAS
#TELECOMUNICAÇÕES

Central de Atendimento – (11) 2092.7882

Acesse nosso site para saber mais - 
http://gugutelecom.com.br


0 comentários: