Solução de prédios e condomínios para Antena coletiva.



Solução de prédios e condomínios para Antena coletiva.



Apesar de muito comum, a antena coletiva para condomínios ainda é alvo de muitas dúvidas para síndicos e moradores.


Com a antena coletiva, todas as TVs do condomínio passam a receber o sinal de canais abertos VHF e/ou UHF por meio de um cabo. Para isso, é necessária a instalação de uma única antena no topo do prédio que faz com que o sinal seja distribuído para todos os apartamentos.


O equipamento é uma nova opção para levar uma imagem de qualidade para as televisões, sem que isso implique em gastos, aluguel de aparelhos e uma instalação trabalhosa. Ela vem sendo instalada com sucesso em prédios e condomínios, fazendo com que todos os apartamentos usufruam, de graça, da qualidade de sua transmissão.


Vantagens e Desvantagens


A maior vantagem da antena coletiva, além de poder levar o sinal digital para todo o condomínio, é a manutenção mais barata, já que os custos podem ser rateados entre os moradores. Outro ponto positivo é a menor quantidade de fios e cabos, e menos antenas, ocupando menos espaço no telhado do prédio (alguns telhados, inclusive, não tem espaço para abrigar uma antena por apartamento – nestes casos, a antena coletiva para condomínio se torna essencial).


Muitos condomínios já se anteciparam e estão prontos para receber o sinal digital, que é o caso do edifício Enseada do Sol. O antigo síndico providenciou a instalação da antena coletiva do prédio antes do término de sua gestão.


A instalação foi rápida. Em um dia, todos os apartamentos do prédio já estavam recebendo o sinal digital. Trocamos a antena, fizemos uma reorganização das caixas de passagem da fiação, instalamos um amplificador e compramos um conversor digital para a portaria, acrescenta que o custo da atualização foi coberto pelo  condomínio.


Já a desvantagem da antena coletiva de TV por assinatura, por exemplo, é quealgumas operadoras se negam a instalar de forma coletiva já que para elas é mais vantajoso – economicamente falando, instalar várias antenas individuais. A alegação de algumas empresas é que a antena coletiva teria um custo muito maior, e seria necessário que muitos moradores utilizassem o serviço para compensar o custo.


Uma recomendação importante é manter o sistema no topo do prédio fechado com cadeado de forma que somente pessoas autorizadas tenham acesso. Isto evita que moradores não especializados mexam nas instalações, já que os estragos causados podem prejudicar o sinal em todas as unidades.


Para ter uma antena coletiva, o condomínio precisa ter uma tubulação específica para sua instalação. O ideal é contar também com amplificadores de sinal, que melhoram ainda mais a recepção via antena. 



Os cabos da antena coletiva vão se deteriorando
com o tempo e, diante disso, a qualidade da imagem é impactada negativamente.
Dependendo da gravidade, o condomínio inteiro pode ficar sem sinal. Por isso, a necessidade de manutenção constante e troca de cabos conforme orientação do fabricante.



Esses serviços devem ser feitos por empresa especializada e idônea e não pelos funcionários do próprio condomínio, que não têm capacitação para isto.


Assim como no Edifício Enseada do Sol, na maior parte dos prédios os apartamentos recebem as transmissões através de antenas coletivas. O tipo de amplificador e o sinal de distribuição delas são diferentes em relação aos das antenas convencionais.


Segundo ele, a procura pela troca de antenas coletivas pelas que contam com captura de sinal digital aumentou cerca de 20% na empresa em relação ao ano passado.



Normalmente os condomínios nos procuram quando precisam liberar a passagem do cabeamento (normalmente obstruída pelos cabos das TVs porassinatura) ou quando o empreendimento é novo e precisam seguir um cronograma de instalação (dada a necessidade da entrada dos moradores nos apartamentos).



GUGU Telecom

#INSTALAÇÃOEMANUTENÇÃODEANTENASPARABÓLICAS
#TELECOMUNICAÇÕES

Central de Atendimento – (11) 2092.7882

Acesse nosso site para saber mais - 
http://gugutelecom.com.br

0 comentários: