CONHEÇA OS PRINCIPAIS TIPOS DE PABX E ESCOLHA O MELHOR PARA SUA EMPRESA.




CONHEÇA OS PRINCIPAIS TIPOS DE PABX E ESCOLHA O MELHOR PARA SUA EMPRESA.



O PABX (do inglês Private Automatic Branch Exchange) é uma central telefônica utilizada pelas empresas há bastante tempo e que continua sendo essencial para garantir a comunicação. Entretanto, com o passar dos anos, foram surgindo diferentes tipos de PABX, e essa evolução permitiu que novos recursos fossem adicionados.
Mas, antes de conhecer os tipos de PABX existentes, é preciso entender qual a sua função. Esse tipo de equipamento conecta uma linha externa de uma operadora às linhas internas da empresa, também chamadas de ramais.
Uma linha telefônica consegue receber múltiplas chamadas e distribuí-las em ramais internos, permitindo o atendimento simultâneo. É possível realizar ligações externas, fazer a comunicação entre ramais internos e transferir chamadas entre eles, garantindo o sigilo das chamadas.

CONHEÇA OS TIPOS DE PABX

Como já dito, existem variadas modalidades de PABX. O que diferencia uma da outra é a tecnologia utilizada, os recursos disponíveis e também o custo de manutenção. A seguir, entenda quais são as principais variedades:

1. PABX ANALÓGICO

O PABX Analógico foi projetado para receber linhas fixas de telefonia, oferecendo funções básicas. Ele é bastante comercializado para as empresas que não necessitam de muitos recursos, entretanto, por exigirem suporte técnico especializado e manutenção preventiva, acabam tendo um alto custo de implementação e conservação.

2. PABX DIGITAL

Mais avançado que o tipo anterior, o PABX digital oferece uma ligação mais limpa, com a eliminação de ruídos. Além disso, conta com recursos adicionais, como a possibilidade de ajustar o volume e a utilização de troncos digitais. Ele possui custo um pouco mais acessível que a versão analógica, mas ainda exige mão de obra especializada.

3. PABX IP

Este tipo de PABX funciona apenas com linhas de operadoras que disponibilizam o serviço de VoIP e, por conta disso, recebe o nome de IP. Consegue receber ligações tanto de entroncamento quanto digitais e disponibiliza uma série de recursos. 

4. PABX HÍBRIDO

Como o nome sugere, o PABX híbrido junta as tecnologias analógicas e digitais e o VoIP, permitindo aproveitar o melhor que cada serviço tem a oferecer. Ele integra as soluções de comunicação e permite reduzir os custos com as ligações, estabelecendo a melhor rota conforme o tipo de chamada.
Esse tipo de equipamento é complexo e também necessita de mão de obra especializada para que possa funcionar.

5. PABX VIRTUAL

A última modalidade de PABX apresenta um diferencial em relação às demais, uma vez que não necessita de um equipamento físico, mas de um software com uma interface simples de gerenciamento e que funciona na nuvem. Ele é utilizado em computadores, smartphones e tablets conectados à internet e trabalha com ramais virtuais, porém, pode ser adaptado a aparelhos de telefone convencionais.
O PABX Virtual permite que o investimento feito na compra de um equipamento próprio seja transformado em um serviço pago na forma de assinatura mensal. Além disso, esse modelo permite que empresas de qualquer tamanho tenham acesso a funcionalidades avançadas, que, no caso de equipamentos próprios, teriam valores exorbitantes, tornando-se inacessíveis para a maioria das empresas de pequeno e médio porte.
Esses são os tipos de PABX disponíveis no mercado. A escolha do melhor modelo para o seu negócio dependerá das necessidades da empresa. Por isso, na hora em que for fazer a escolha, é preciso optar por aquele que realmente seja adequado às demandas operacionais, oferecendo recursos variados e sem prejudicar as finanças.

GUGU Telecom

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