CONHEÇA OS PRINCIPAIS TIPOS DE PABX E ESCOLHA O
MELHOR PARA SUA EMPRESA.
O
PABX (do inglês Private Automatic Branch Exchange) é uma central telefônica
utilizada pelas empresas há bastante tempo e que continua sendo
essencial para garantir a comunicação. Entretanto, com o passar dos anos, foram
surgindo diferentes tipos de PABX, e essa evolução permitiu que novos recursos
fossem adicionados.
Mas,
antes de conhecer os tipos de PABX existentes, é preciso entender qual a sua
função. Esse tipo de equipamento conecta uma linha externa de uma operadora às
linhas internas da empresa, também chamadas de ramais.
Uma
linha telefônica consegue receber múltiplas chamadas e distribuí-las em ramais
internos, permitindo o atendimento simultâneo. É possível realizar ligações
externas, fazer a comunicação entre ramais internos e transferir chamadas entre
eles, garantindo o sigilo das chamadas.
CONHEÇA
OS TIPOS DE PABX
Como
já dito, existem variadas modalidades de PABX. O que diferencia uma da
outra é a tecnologia utilizada, os recursos disponíveis e também o
custo de manutenção. A seguir, entenda quais são as principais variedades:
1.
PABX ANALÓGICO
O
PABX Analógico foi projetado para receber linhas fixas de telefonia, oferecendo
funções básicas. Ele é bastante comercializado para as empresas que não
necessitam de muitos recursos, entretanto, por exigirem suporte técnico
especializado e manutenção preventiva, acabam tendo um alto custo de
implementação e conservação.
2.
PABX DIGITAL
Mais
avançado que o tipo anterior, o PABX digital oferece uma ligação mais limpa,
com a eliminação de ruídos. Além disso, conta com recursos adicionais, como a possibilidade
de ajustar o volume e a utilização de troncos digitais. Ele possui custo um
pouco mais acessível que a versão analógica, mas ainda exige mão de obra
especializada.
3.
PABX IP
Este
tipo de PABX funciona apenas com linhas de operadoras que disponibilizam o
serviço de VoIP e, por conta disso, recebe o nome de IP. Consegue receber
ligações tanto de entroncamento quanto digitais e disponibiliza uma série de
recursos.
4.
PABX HÍBRIDO
Como o nome sugere, o PABX híbrido junta as
tecnologias analógicas e digitais e o VoIP, permitindo
aproveitar o melhor que cada serviço tem a oferecer. Ele integra as soluções de
comunicação e permite reduzir os custos com as ligações, estabelecendo a melhor
rota conforme o tipo de chamada.
Esse
tipo de equipamento é complexo e também necessita de mão de obra especializada
para que possa funcionar.
5.
PABX VIRTUAL
A última modalidade de PABX apresenta um
diferencial em relação às demais, uma vez que não necessita de um equipamento
físico, mas de um software com uma interface simples de gerenciamento e
que funciona
na nuvem. Ele é utilizado em computadores, smartphones e tablets
conectados à internet e trabalha com ramais virtuais, porém, pode ser adaptado
a aparelhos de telefone convencionais.
O
PABX Virtual permite que o investimento feito na compra de um equipamento
próprio seja transformado em um serviço pago na forma de assinatura mensal.
Além disso, esse modelo permite que empresas de qualquer tamanho tenham
acesso a funcionalidades avançadas, que, no caso de equipamentos próprios,
teriam valores exorbitantes, tornando-se inacessíveis para a maioria das
empresas de pequeno e médio porte.
Esses
são os tipos de PABX disponíveis no mercado. A escolha do melhor modelo para o
seu negócio dependerá das necessidades da empresa. Por isso, na hora em que for
fazer a escolha, é preciso optar por aquele que realmente seja adequado às
demandas operacionais, oferecendo recursos variados e sem prejudicar as
finanças.
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