CABEAMENTO ESTRUTURADO .



CABEAMENTO ESTRUTURADO .

Cabeamento Estruturado são especificações utilizadas por profissionais da área de redes desenvolvidas por organizações e empresas na tentativa de se criar um ambiente de rede que atenda as necessidades do cliente, com o custo adequado, que tenha qualidade e que atenda aos códigos de segurança da engenharia civil.

Essas especificações ajudam no desenvolvimento de projetos de rede, pois, possuem vários modelos de instalações que podem se adequar às diversas necessidades, com informações dos tipos de cabos a serem utilizados em cada modelo e seus desempenhos, taxas de sinalizações, aplicações que podem ser utilizadas, os matérias de cada cabo e suas características, e podem trazer informações sobre conectores e placas adaptadoras a serem utilizados para cada modelo.

Nos Estados Unidos, inúmeras empresas, organizações e até mesmo órgãos governamentais controlam e especificam cabos.

Algumas empresas, como a AT&T, a Digital Equipment Corporation, a Hewlett-Packard, a IBM e a Northern Telecom, têm uma documentação com  especificações detalhadas sobre outros fatores além do cabo e que trata de conectores, de centros de distribuição de energia elétrica e de fiação e de outras técnicas de instalação.

Essas documentações são chamadas de PDSs (Premises Distribution Systems).

A AT&T chama sua especificação de AT&T Systimax Premises Distribution System; a Digital utiliza o nome Open DECconnect; a IBM chama sua arquitetura simplesmente de IBM Cabling System (Sistema de Cabeamento da IBM); e a Northern Telecom tem a IBDN (Integraded Building Distribution Network).

A IBM e a AT&T lançaram seus sistemas em 1984 e 1985, e o DECconnect surgiu em 1986.

A IBDN da Northern Telecom, que é muito semelhante ao Systimax da AT&T, é mais recente e surgiu em 1991.

Os esquemas da IBM e da AT&T tiveram efeitos mais profundos na indústria de cabos. Existem muitos cabos classificados com base nas especificações da IBM ou da AT&T.

Outras empresas, especialmente a Amp, Inc., a Anixter e a Mod-Tap comercializam equipamentos específicos para sistemas de cabos estruturados.

A Anixter, em especial, merece elogios por definir padrões para fios de pares trançados. Sistemas de Cabeamento da IBM A IBM não vende os cabos e conectores que descrevem em sua documentação.

O objetivo dela ao criar e apoiar o IBM Cabling Plan é dispor de um ambiente estável e conhecido para a operação de seus computadores. Ela oferece cursos para profissionais que queiram trabalhar com sua certificação.

O coração do sistema de cabeamento IBM consiste em uma série de especificações para tipos de fio. A arquitetura IBM é a única que utiliza fios de pares trançados blindados de forma significativa.

O STP, especificado nos tipos de cabos 1, 2, 6, 8 e 9 da IBM, substitui o antigo cabo coaxial RG-62 que a IBM costumava utilizar para ligar terminais a computadores mainframe em seu esquema 3270.

O STP é a alternativa que a IBM recomenda para instalações Token-Ring de 4 e 16 megabits por segundo.
O IBM Cabling Plan também utiliza cabos de fibra ótica e fios de pares trançados sem blindagem, mas o coração do sistema é o fio de par trançado blindado.

Tipo 1: Consiste em um cabo blindado com dois pares trançados composto por fios AWG 22 (em oposição aos fios trançados descritos no Tipo 6).
Utilizado para transmissão de dados, especialmente com redes Token-Ring, o cabo tem uma impedância de 150 ohms.

Cada par de fios tem sua própria blindagem e o cabo inteiro é coberto por uma folha metálica externa. O cabo do Tipo 1 é testado para uma largura de banda de 100 MHz e proporciona uma velocidade de transmissão de 100 megabits por segundo. A IBM criou uma nova especificação que utiliza o mesmo cabo, mas o submete a testes mais rigorosos.

Essa especificação, denominada Tipo 1A, diz respeito a cabos testados a 300 MHz e se destina a áreas que exigem a transmissão de dados em alta velocidade. Tipo 2:

É formado por pares de fios AWG 22 sem blindagem, utilizados na transmissão de voz, e por dois pares de fios blindados, utilizados na transmissão de dados, que obedecem à especificação do Tipo 1.

O Tipo 2 foi originalmente projetado para transmissões de voz e dados no mesmo cabo. O novo Tipo 2A, que tem a mesma configuração mas é testado para 600 MHz, também está disponível.

Tipo 3: Consiste em quatro pares de fios trançados AWG 24 sem blindagem, utilizados para o transporte de voz e dados, que têm uma impedância de 105 ohms.

O Tipo 3 é a versão da IBM para fios de telefone de pares trançados. Os cabos sem blindagem dos cabos Tipo 2 e 3 são projetados apenas para transmissões de dados de baixa velocidade de até 4 megabits por segundo e não obedecem aos requisitos para transmissão de dados em alta velocidade.

Tipo 4: Esse cabo não dispõe de uma especificação publicada.

Tipo 5: Consiste em dois filamentos de fibra ótica. Esse cabo tem um núcleo de 100 mícrons e, com o revestimento, mede 140 mícrons. Tem uma abertura a 850 nm e uma largura de banda de 100 MHz.

O cabo do Tipo 5 difere consideravelmente do popular cabo de fibra ótica de 62,5/125 mícrons com duas aberturas.

Tipo 6: Consiste em um cabo blindado formado por dois pares de fios trançados AWG 26.

Mais flexível do que o cabo do Tipo 1 e projetado para transmissão de dados, o Tipo 6 é comumente usado entre um computador e uma tomada de dados. Também existe um Tipo 6A, que é testado para 600 MHz.

Tipo 7: Esse cabo não dispõe de uma especificação publicada.

Tipo 8: Trata-se de um cabo especial, apropriado para uso sob carpetes ou tapetes.

É formado por fios de pares trançados blindados e reduz o volume sob o carpete ou tapete que o cobre.

Esse cabo contém dois pares de condutores AWG 23 paralelos sem blindagem e sua utilização em modernas instalações de dados está desaparecendo.

Tipo 9: Consiste em dois pares de fios de cobre AWG 26 trançados com blindagem, sólidos ou torcidos, cobertos por uma capa especial resistente ao fogo, cujo objetivo é o uso entre os andares de um prédio.

Também existe um Tipo 9A, que é testado para 600 MHz. A principal vantagem do Cable Plan da IBM está em sua metodologia conservadora.

A IBM não só se baseia na utilização de uma forte blindagem em volta de todos os cabos para proporcionar proteção contra ruídos elétricos, como também especifica uma blindagem entre os pares e as tranças, a fim de reduzir a diafonia entre os pares.

Trata-se de uma estrutura realmente reforçada. As especificações determinam cabos não muito longos, para evitar problemas causados pela degradação dos sinais à medida que a distância aumenta.

Se bem instalado, o sistema de cabos pode funcionar praticamente em qualquer ambiente elétrico, e terá uma vida útil muito maior do que os próprios computadores. A principal desvantagem da Cable Plan da IBM é o custo dos cabos e conectores e por ser volumoso.

Por metro, o cabo Tipo 1 custa aproximadamente quatro vezes mais que o melhor tipo de fios de pares trançados sem blindagem projetado para as mesmas condições.


Nós da Gugu Telecom temos profissionais especializados em cabeamento estruturado, e com o nosso estudo chegaremos a solução necessária para a sua empresa.

GUGU Telecom

#INSTALAÇÃOEMANUTENÇÃODEANTENASPARABÓLICAS
#TELECOMUNICAÇÕES

Central de Atendimento – (11) 2092.7882

Acesse nosso site para saber mais - 
http://gugutelecom.com.br

0 comentários: