Por que fazer um projeto de Cabeamento Estruturado?



Por que fazer um projeto de Cabeamento Estruturado?


Hoje em dia existe um tipo de cabeamento que dá flexibilidade, robustez e acessibilidade ao sistema de informações de uma empresa, o Cabeamento Estruturado.

Mas você já ouviu falar?

Sabe o que é?

cabeamento estruturado remonta às tecnologias de redes dos anos 1980, período em que empresas de telecomunicações e computação, como AT&TDec e IBM criaram seus próprios sistemas proprietários de cabeamento.

Nos anos 1990, o cabeamento estruturado progrediu enormemente por meio da introdução do cabo de par trançado. Este cabo foi criado para diminuir as interferências eletromagnéticas e substituir o antigo sistema de distribuição dos cabos, conhecido como sistema estrela.

Nesse sentido, a criação das normas internacionaisEIA/TIA e ISO ajudou a padronizar cabos, conectores e procedimentos.

O sistema vem sendo atualizado constantemente com grandes investimentos dos maiores fabricantes de tecnologia neste seguimento.

A medida que avança, o sistema de cabeamento estruturado ganha robustez e maior capacidade no trafego de conteúdo (dados, voz, imagem) e no sistema de gerenciamento por software dolayout. O que proporciona ainda mais agilidade e assertividade para o gestor de infraestrutura de cabeamento.

Como funciona esse cabeamento?

Esse tipo de cabeamento é uma maneira padronizada de instalar os cabos de uma rede de comunicação (independentemente do seu tipo de utilização: telefonia, dados, internet, etc) minimizando custos, maximizando possíveis expansibilidades futuras e alteração de layout.

Esse estudo visa tornar a infraestrutura de cabos autônoma quanto ao tipo de aplicação. Isso permite a ligação à uma rede de servidores, estações de trabalho, impressoras, telefones, switches e roteadores através do mesmo cabo de uma única infraestrutura de rede (tomadas, conectores, painéis).

A ideia básica é fornecer ao ambiente de trabalho um sistema de cabeamento unificado que facilite a instalação, remoção, remanejamento de equipamentos e usuários.

Além disso, pode promover a documentação da infraestrutura de tecnologia viabilizando a melhor utilização do espaço e dos seus recursos tecnológicos.

Como ele é formado?

Um sistema de cabeamento estruturado, realizado de acordo com a norma brasileira NBR 14.565, é formado por seis partes fundamentais:

1) Entrada do Edifício – EF (Entrance Facilities)
2) Sala de Equipamentos – ER (Equipment Room)
3) Rede Primária ou Cabeamento Vertical – BC (Backbone Cabling)
4) Sala de Telecomunicações – TR (Telecommunications Room)
5) Rede Secundária ou Cabeamento Horizontal – HC (Horizontal Cabling)
6) Área de Trabalho – WA (Work Area)

Por que pedir um projeto de cabeamento estruturado?

Um ambiente de trabalho propício ao sucesso exige flexibilidade para enfrentar as mudanças constantes, a reorganização das pessoas e de seus espaços, além da exigência do mercado para que você se mantenha com aparelhos modernos.

Muitas das vezes essa movimentação exige a troca de equipamentos de lugar ou a instalação de mais ou novos aparelhos. Se o ambiente tiver sido projetado com cabeamento estruturado, não haverá problemas quanto a toda mudança que poderá ser feita.

Outra situação recorrente é a perda de tempo de trabalho quando é feita a manutenção da rede. Com a documentação do cabeamento estruturado em mãos, essa manutenção tende a ser executada mais rapidamente e com maior eficiência, diminuindo a ociosidade dos colaboradores da empresa.

E as vantagens ainda são maiores, como por exemplo:
·         Suporte a diversos padrões de comunicação através do mesmo meio físico padronizado;

·         Possuir arquitetura aberta (conectividade entre produtos de diversos fabricantes);


·         Aderência às normas nacionais e internacionais;

·         Localização fácil de um cabo no sistema devido à identificação em todo o canal;


·         Facilidade na manutenção de uma área de trabalho;

·         Facilidade na substituição de um ativo de rede caso seja necessário, devido à ordenação dos cabos;


·         Documentação técnica que permite que uma nova implantação ou alteração seja realizada por um profissional, que não tenha atuado na implantação inicial.

Vimos então que, devido a suas vantagens, é essencial para se ter um ambiente produtivo, flexível e de fácil manutenção adotar um cabeamento estruturado de acordo com as normas do setor.

A ausência de um sistema desse é como se você tivesse uma Ferrari, porém não tivesse estrada para usar todo o seu potencial.

Nós da Gugu Telecom temos profissionais especializados em cabeamento estruturado, e com o nosso estudo chegaremos a solução necessária para a sua empresa.

GUGU Telecom

#INSTALAÇÃOEMANUTENÇÃODEANTENASPARABÓLICAS
#TELECOMUNICAÇÕES

Central de Atendimento – (11) 2092.7882

Acesse nosso site para saber mais - 
http://gugutelecom.com.br


0 comentários: