Por que
manutenção de PABX precisa ser mais do que consertar uma central telefônica?
Conhecimento técnico para fazer manutenção de PABX é o básico de
qualquer empresa de suporte. Ajudar o cliente a extrair o máximo de uma solução
de telefonia, reduzir custos e obter melhores resultados é o que diferencia um
parceiro de sucesso de um “apagador de incêndio”.
O termo “apagador de incêndio” é uma referência às
empresas e profissionais que consertam o PABX do cliente em um momento de desespero e desaparecem
até que outro problema deixe o cliente desesperado novamente.
E porque muitas empresas trabalham dessa forma? Falta de
conhecimento? Comprometimento?
Ainda que atuando nesse mercado há mais de 10 anos, essa
é uma pergunta difícil de ser respondida.
Uma certeza é que o sucesso de uma empresa está
diretamente ligado ao sucesso dos seus clientes.
Neste post, você irá entender:
- O tamanho do prejuízo relacionado à
manutenção do PABX
- Manutenção de PABX com uma parceria de
sucesso
- Manutenção do PABX tradicional vs. PABX virtual
O tamanho do prejuízo relacionado à Manutenção de PABX.
Empresas com problemas
frequentes em telefonia é bastante comum. Em muitos casos,
ou na maioria deles, o problema é simples de ser resolvido e com menor custo a médio e longo prazo.
Olhando com uma visão mais ampla, você é capaz de determinar o tamanho
do prejuízo para o seu negócio toda vez que a solução de telefonia fica
inoperante?
Com certeza, empresas
que fazem vendas ou prospecção de clientes por telefone, por exemplo, tem um
prejuízo muito maior com problemas recorrentes na telefonia se comparadas às
empresas com outros modelos de negócio.
E apesar de existirem outros meios de comunicação com os
clientes como e-mail, chat, sms e até mesmo redes sociais, o telefone continua sendo de grande
importância.
Seja para o fechamento de um negócio, fazer follow-up,
pós-vendas, atendimento ao cliente ou diversas outras atividades.
É claro que existem diversas empresas em diversos
seguimentos e algumas com maior dependência dos telefones do que outras, mas
por menor que seja essa dependência, problemas recorrentes podem manchar uma boa reputação que
foi difícil de ser conquistada.
Manutenção de PABX e uma parceria de sucesso.
Encontrar clientes descontentes com antigos responsáveis
pela manutenção de sua central telefônica é algo até normal para empresas que
os levam a sério.
Vários são os motivos e quase sempre por falha do
mantenedor.
Digo quase sempre porque muitos clientes também não dão a
importância que a solução de telefonia merece.
Para clientes que estão em busca de obter sempre os
melhores resultados, o que esperar da empresa especializada em manutenção de
PABX?
Realizar manutenção de PABX com eficiência.
Manutenção de PABX é óbvio, o básico, até por ser a
especialidade da empresa.
Ainda que seja o básico, eficiência e agilidade na
resolução do problema é um diferencial.
O prejuízo de um cliente com a solução de
telefonia inoperante, muitas vezes, é incalculável.
Pense em uma grande empresa que faz telemarketing ou
televendas, como preferir. Quanto essa empresa deixa de faturar por cada minuto
inoperante?
Um ponto importante, até mesmo para empresas eficientes e
comprometidas, é a prioridade de atendimento para clientes com contrato de
suporte mensal em relação à clientes com chamados avulsos.
Contratos de manutenção de PABX normalmente possuem
benefícios como:
- Chamado técnico ilimitado
- Manutenção preventiva
- Equipamento backup
- Apoio juntos às operadoras de telefonia
- Consultoria geral em Telecom
Buscar a real causa do problema (e propor a
solução definitiva).
Nem sempre o problema está na central telefônica.
Mas ainda que o PABX não fique totalmente inoperante,
ramais que ficam mudos ou com ruídos constantemente, prejudicam a operação.
Em uma situação como essa, por exemplo, o grande problema
pode ser uma infraestrutura de cabeamento precária.
É responsabilidade da empresa propor a solução que pode
ser refazer todo o cabeamento de voz ou até mesmo um projeto de cabeamento estruturado, mais caro a curto prazo, mas com muitos
benefícios a médio e longo prazo, tais como:
- Ramais estáveis por um longo tempo
- Melhora na performance da rede de
computadores
- Diminuição do tempo de inatividade
- Redução de custos de manutenção.
Comprometimento com o sucesso do cliente
Comprometimento com o sucesso do cliente vai
muito além da manutenção de PABX com excelência e agilidade.
É preciso estar junto com o cliente, conhecer a operação
e apresentar soluções para a conquista de melhores resultados.
Vamos tomar como exemplo uma empresa que faça vendas ou
prospecção de clientes por telefone, como já vimos anteriormente, e que tenha
uma solução de telefonia básica.
Um gravador de ligacões faria alguma diferença? Com ele é
possível utilizar ligações para treinar novos vendedores, acompanhar a evolução
de novos vendedores, entender os motivos de perda de negócios e aumentar as
vendas da empresa.
Se preocupar (de verdade) e ajudar o cliente a resolver
problemas, aumentar as vendas, reduzir custos e conquistar melhores resultados
é o diferencial que uma empresa especializada agrega.
Manutenção do PABX tradicional vs. PABX virtual
Nesse momento, você já deve ter percebido que a
manutenção de PABX tradicional não é algo tão simples e custa mais dinheiro,
certo?
Normalmente são processos menos eficientes, pois o
técnico precisa se deslocar até a empresa.
Já uma solução de PABX virtual, o PABX na nuvem, exige muito menos investimento desde o
início, pois não exige a compra de uma central telefônica nem custo de equipe
técnica no local para fazer a instalação e distribuição de ramais.
Toda a manutenção é ágil e feita remotamente.
Geralmente, são soluções completas com gravador de
ligações, URA e outras ferramentas para acompanhar a operação em tempo real e
extrair relatórios de produtividade para identificar e corrigir falhas.
GUGU Telecom.
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