Tudo o que você precisa saber sobre CFTV e câmeras de segurança.




Tudo o que você precisa saber sobre CFTV e câmeras de segurança.


O mercado de câmeras de segurança avançou muito nos últimos anos, surgiram novas tecnologias, como as câmeras de trilho, novos softwares para análises de vídeos, como os softwares de gestão de PDV, e diversos modelos surgem a cada nova demanda.


Para a realidade dos supermercados e sua preocupação com gerenciamento e Prevenção de Perdas, isso é uma enorme vantagem, mas, ao mesmo tempo, traz uma série de dúvidas sobre as tecnologias, seu funcionamento e diferenças.


Estas informações muitas vezes ficam restritas aos técnicos, além de serem encontradas em linguagens complexas e de difícil entendimento.

Para alguém leigo ou que conhece apenas superficialmente o assunto pode ser realmente complicado entender manuais técnicos.

Sabendo desta dificuldade, buscamos, junto a nossos técnicos, responder às perguntas mais frequentes sobre os sistemas de CFTV para supermercados e lojas de varejo, e condomínios,  para facilitar  no momento da escolha das câmeras ideais para seu negócio.

Qual a autonomia de gravação de um CFTV?


A autonomia de gravação depende de vários fatores como:

Número de câmeras, resolução, taxa de frames por segundo e do tamanho do HD do aparelho em que serão gravadas as imagens.

Outro fator importante, que devemos levar em consideração, é o algoritmo de compactação que o aparelho utiliza para realizar a gravação.


Há, no mercado, uma série de equipamentos com diferentes tipos de compactação.

Os mais comuns são: MPEG2,MPEG4 e H.264.


Quais os tipos de câmeras disponíveis atualmente no mercado? 



São diversos os tipos de câmeras de segurança disponíveis, cada um com suas especificidades, e podem ser agrupados em: fixas ou móveis, analógicas ou IP.


As câmeras fixas se dividem em:
  • Box: são conhecidas por seu formato parecido ao de uma caixa;

  • Dome: bastante comuns, têm formato arredondado, parecido com uma bolha;


  • Bullet: com formato cilíndrico em lente, tem sensor infravermelho;

  • Pinhole: São extremamente pequenas e possuem lentes com o tamanho de uma cabeça de alfinete. Indicadas para locais onde há a real necessidade de ocultar as câmeras.


Em relação às câmeras citadas acima, podem possuir lentes do tipo fixa - que tem um valor que não pode ser alterado - por exemplo: 3.6mm, que é a lente mais comum utilizada no mercado por se aproximar à visão do olho humano.

Outra possibilidade é a lente varifocal - onde o valor pode ser ajustado conforme necessidade - por exemplo: lentes de 4 a 12mm, onde 4mm é valor mínimo de visualização, e 12mm é o zoom de 3 vezes na visualização da imagem.

Já as câmeras de segurança móveis são divididas em:
  • Speed Dome: é a câmera ideal para trabalhos de segurança ostensiva, por possuir uma alta velocidade horizontal, taxa de zoom elevado, sendo os mais comuns 23x, 25x, 27x e 32x de zoom. Possui vários tipos de ajustes dentre eles BLC, DNR, WDR e opções de presets, patern e outros.

  • Pan-tilt: é mais utilizada por operadoras de estradas, não sendo tão conhecida no mercado de varejo. É uma caixa estilizada, com movimento horizontal e perpendicular, a câmera se encontra dentro de uma caixa de proteção, do tipo box com lente varifocal.


O que é a TUB Câmera? Por que ela é inovadora?



TUB Câmera poderia ser inserida dentro da categoria de câmeras móveis, mas suas vantagens competitivas a transformam em uma ferramenta diferenciada para o mercado de varejo.

Por ser uma câmera de trilho, ela é ideal para monitoramento de grandes espaços com maior produtividade e menos custos.


Com a Tub Câmera, a área monitorada pode ser ilimitada e com cobertura visual de 360° (sem interferências de colunas ou banners nas lojas), o que é um grande diferencial quando comparada a outras câmeras móveis.


Também pode funcionar como um excelente auxiliar ao CFTV já instalado, deslocando-se com precisão e grande velocidade no interior de um tubo com total discrição, sem limite de comprimento.


Sua velocidade de deslocamento permite acompanhar todos os eventos suspeitos em uma mesma tela com imagem de alta resolução em tempo real, facilitando o trabalho do operador que é capaz de controlar mais facilmente o sistema, antecipar ocorrências e acompanhar todas as atividades sem perda de informação.

Qual a diferença entre a Câmera IP e a Analógica?



O grande diferencial entre uma Câmera IP e uma Câmera Analógica é o sinal gerado por elas.

Na câmera analógica, o sinal não tem compactação.

O contrário ocorre na Câmera IP, que passa por um tratamento para transformar o sinal de vídeo em digital.

Qual tensão preciso disponibilizar para a instalação do CFTV?



A tensão a ser utilizada não tem restrição, desde que seja estabilizada.

O que é e qual a função do DVR?



DVR – sigla em inglês para Digital Video Recorder – nada mais é do que um gravador de vídeo para CFTV.

Sua função primária é gravar imagens geradas por câmeras, transmiti-las ao vivo para os monitores principais e auxiliares, estocá-las para reprodução e backup e fazer a transmissão e reprodução remota (via rede).

Para saber qual a melhor opção para o seu negócio é preciso saber qual o tempo necessário de gravação e a quantidade de câmeras de segurança disponíveis.

O que é um DVR híbrido?



DVR híbrido é um aparelho onde podem ser visualizadas e gravadas imagens tanto de câmera analógica quanto de Câmera IP.

O que é e qual a função de um NVR?


NVR – sigla em inglês para Network Video Recorder – é o sistema responsável por gerenciar e armazenar as imagens das câmeras de segurança com comunicação por rede TCP/IP ou simplesmente Câmera IP.

Em uma explicação mais simples, ele seria o correspondente a um DVR, mas específico para Câmeras IP.

O que é o Digipryn?


Digipryn é um NVR que monitora e permite analisar as imagens das câmeras com monitoramento remoto pela internet ou redes 4G.


Seu grande diferencial competitivo são os diversos recursos de gerenciamento de imagens que garante mais qualidade e segurança aos clientes que investem em Circuitos Fechados de TV.

Um dos recursos que mais se destaca nesta solução é a possibilidade de visualizar as imagens ao vivo, controlar as câmeras móveis, a reprodução e a exportação de imagens sem a instalação de nenhum software dedicado, reduzindo os custos.


Sua interface intuitiva possibilita que qualquer operador realize a análise e detecção de intrusão, a detecção de objetos suspeitos ou falta de objetos e o monitoramento das filas de caixa.

Além disso, a solução também traz a função matriz com até 32 canais, ampliando a possibilidade de monitoramento, e disponibiliza vários métodos de pesquisa: por data e hora, por «marca», por zona na imagem, por arquivo. O Digipryn é o verdadeiro olho do dono, sindico.


O que é e para que serve um Cabo UTP?


O Cabo UTP é um dos tipos de o cabo de par trançado, que é constituído por dois filamentos isolados de cobre torcidos.

Ele foi desenvolvido para construção de redes de computadores e vem sendo largamente utilizado para criação de Circuitos de TV.

Isto aconteceu em virtude de ser um cabo mais barato e disponibilizar a opção de passar mais de uma câmera por cada cabo, reduzindo o tamanho e o gasto da infraestrutura final de um sistema.

Quantas imagens posso ver ao mesmo tempo no monitor?



Com o monitor ligado diretamente ao DVR, a quantidade de imagens é de 16 câmeras.

Por quanto tempo posso gravar as imagens das câmeras?



O tempo de gravação vai ser determinado pelo tamanho de seu HD, assim como pelas configurações impostas ao DVR ou NVR utilizado.




GUGU Telecom

#INSTALAÇÃOEMANUTENÇÃODEANTENASPARABÓLICAS
#TELECOMUNICAÇÕES

Central de Atendimento – (11) 2092.7882

Acesse nosso site para saber mais - 
http://gugutelecom.com.br


0 comentários: