Regras para câmeras de segurança em condomínio.





Regras para câmeras de segurança em condomínio.


A instalação de câmeras de segurança em condomínio deve respeitar as regras estabelecidas para que haja um equilíbrio entre segurança e privacidade das pessoas que vivem no local.

Onde as câmeras de segurança devem ser instaladas.

 

É necessário instalar câmeras de segurança em áreas de circulação de pessoas e veículos, como portas de entrada, garagens, corredores, escadas, elevadores e demais locais onde possam haver ocorrências como furtos assaltos e vandalismos.


Não é permitida a instalação de câmeras em locais que demandam total privacidade como banheiros, saunas e muitas vezes até mesmo piscinas onde as pessoas circulam com trajes de banho.

Muitas situações são polêmicas e causam discussões entre moradores do condomínio, áreas como piscinas e salão de festas são um bom exemplo desses locais problemáticos.

Como regra geral áreas públicas podem ser filmadas mas devem ter uma placa indicando que há monitoramento e gravação por câmeras de segurança, porém convém fazer uma reunião com o síndico do condomínio para avaliar quais são as regras em questão de privacidade dos moradores.

monitoramento de uma piscina, por exemplo pode causar situações indesejáveis e constrangedoras mas por outro lado pode servir para ajudar na resolução de problemas como brigas, discussões ou acidentes.

Suporte jurídico para para uso das câmeras de segurança.

O ideal é que o condomínio tenha o suporte jurídico de um advogado, vale muito a pena pagar a consultoria de um advogado que possa redigir um documento que será enviado para os moradores ou discutido em reuniões de condomínio para garantir que não haja problemas posteriores de processos.


Uso e divulgação das imagens das câmeras de segurança

É fundamental ter o máximo de cuidado com o uso das imagens gravadas por câmeras de segurança, pois se uma pessoa mal intencionada tiver acesso poderá colocar vídeos de pessoas na Internet por exemplo.

Imagine o tamanho do problema se o vídeo de uma mulher na piscina do condomínio vai parar no Youtube. As consequências são muito graves.

Por isso é necessário que as pessoas que tenham acesso às imagens estejam cientes das regras e assinem um documento  sobre a privacidade das gravações das câmeras de segurança.

Regras devem ser criadas para ter acesso e exportação de imagens, e tudo deve ir para o relatório do condomínio.

Exportação das imagens das câmeras de segurança.

 

Para que as imagens possam ser utilizadas como provas é necessário a perícia de um especialista que será designado para um possível processo.

A exportação das imagens com evidências devem ser feitas no formato proprietário do fabricante do gravador e não em formatos padrões como .avi.

A razão disso é que o formato proprietário do fabricante pode conter marca d'água que pode provar se alguma alteração foi feita no vídeo exportado, isso já não é possível com o uso do formato .avi.

Considerações finais sobre a instalação e uso de câmeras de segurança em condomínio.

Em resumo, não há regras escritas em pedra quando se trata da instalação e uso de câmeras de segurança em condomínios, é necessário ter bom senso e sempre conversar com o responsável do local e buscar suporte jurídico para evitar futuros problemas com as leis.



GUGU Telecom

#INSTALAÇÃOEMANUTENÇÃODEANTENASPARABÓLICAS
#TELECOMUNICAÇÕES

Central de Atendimento – (11) 2092.7882

Acesse nosso site para saber mais - 
http://gugutelecom.com.br

0 comentários: